sábado, 15 de julho de 2017

Receitas Testadas da Semana #10



Como disse na semana passada vou de férias e não terei acesso à internet (pelo menos não consistentemente), por isso o post desta semana chega mais cedo. A rubrica também estará mais parada (e os posts em geral), mas pronto, é por um bom motivo :P


































Queijada (versão com whey aqui)



Queijada com Quark (com aveia de sabor)


quarta-feira, 12 de julho de 2017

Produtos #34 - Misturas de Sementes da Origens Bio



Recebi há algum tempo da Origens Bio as 'supermixes' biológicas da marca. Para além de virem em pacotinhos de cartão *bastante* adoráveis, são muito práticas. Eu costumo ter as sementes todas em separado, mas admito que encontrei nestes produtos um novo mundo, um em que não preciso de ir buscar 3480947 frascos de cada vez que quero usar várias sementes - e não sei se quero sair dele :P

Tenho usado as várias misturas e pensei que seria interessante fazer um post mostrando o conteúdo de cada uma delas. Claro que vocês podem simplesmente ir ao site e ver as listas de ingredientes, mas ver os produtos espalhados em pratinhos de café é muito mais interessante, certo? ;)

Podem adquirir os produtos em algumas lojas físicas; não sei ao certo quais, mas penso que pelo menos o Continente tem algumas destas misturas. Também é possível comprar online no site da Equanto, onde podem ainda consultar os preços e ingredientes / tabelas nutricionais (é só irem à ficha técnica de cada produto).

Não há muito que falar em relação às listas de ingredientes, apenas incluem sementes, bagas, algas e coisas do estilo. A informação nutricional varia de produto para produto de forma previsível: as 'mixes' com mais sementes são mais ricas em gordura, as com algas em proteína e as com bagas em hidratos e também açúcar. Como estes elementos estão misturados os perfis no geral acabam por ser bastante equilibrados.

Agora vou mostrar o conteúdo de cada um dos produtos - não por nenhuma ordem específica, é-me demasiado difícil escolher preferidos neste caso :P

Vitaminas


Esta mistura tem amoras brancas e pretas e bagas goji e inca. A única coisa que ainda não tinha provado eram as bagas inca e admito que adorei, acho que são as minhas preferidas das quatro tanto que estou sempre a pescá-las do pacote. Bónus para o contraste de cores :)

A servir de topping de um skyr juntamente com framboesas, porque bagas nunca são de mais :)

Fibra


Consiste em sementes de linhaça, sementes de chia, bagas inca (para meu grande contentamento - já agora, o facto de não aparecer nenhuma na foto não tem nada a ver com o acima mencionado facto de eu as pescar do pacote ;)) e amoras brancas. O contraste desta mix é especialmente bom, porque as sementes são crocantes e mais neutras e as bagas são molinhas e doces. 

Esta é provavelmente a mistura destas que uso mais, portanto *banho de fotos*:

Banho de fotos - parte I;

Banho de fotos - parte II;

Banho de fotos - parte III, a última. Respirem. ;)
Detox


Esta é toda triturada e consiste num pó de sementes de chia, cânhamo, erva de trigo e spirulina. Costumo usar em batidos, ficam verdinhos mas o sabor a spirulina não se nota demasiado, porque este é o ingrediente que está presente em menor quantidade. Traduzindo, é boa para gente pouco corajosa eu.

Slim Fit


Esta é também em pó. Tem sementes de linhaça, erva de cevada, spirulina e clorela. Acaba por ter um sabor mais verde (não peçam para explicar) do que a anterior, porque estes últimos elementos têm um sabor forte, mas é também agradável.

Proteína


Para proteína vegetal esta tem um perfil ótimo, com quase 50g de proteína por 100g e apenas 18.2g de hidratos (1.1g de açúcar). Claro que não tendo adoçantes ou aromas não desce tão facilmente como a whey, mas para enriquecer um batido de frutas, por exemplo, é uma ótima opção!

Energia


Esta é uma mix (novamente em pó) composta por sementes de cânhamo e chia, bagas goji e maca. É a única mistura destas que tem maca, portanto se forem fãs já sabem. Eu acho que a maca é mais 'gostável' e tem um sabor mais neuro do que as algas, por exemplo :)

Omega


A 'omega' tem apenas sementes (de abóbora, linhaça, cânhamo e chia). Podem reconhecê-la dos croissants de sementes, serviu para a cobertura destes e diga-se que cumpriu muito bem o seu papel ;)

Já esgotei tudo o que queria partilhar convosco hoje, portanto estão livres de mim. Espero que tenham gostado!

terça-feira, 11 de julho de 2017

Bolachas de Manteiga de Amendoim Recheadas com Oreos (Saudável, Sem Açúcar Adicionado)


Há uns tempos ouvi falar das deep fried oreos, que nada mais são do que bolachas oreo mergulhadas numa espécie de polme doce ou massa de bolacha e fritas a altas temperaturas. O clássico doce (estereotipicamente) americano que pessoas deste lado do oceano tendem a contemplar com um misto de fascínio e náuseas.
Depois descobri também que algumas pessoas nos EUA tinham o hábito de fazer festas 'temáticas' de deep fry: faziam um polme e depois embebiam nele algumas coisas e fritavam, desde bolachas a barras de chocolate, passando por gelado ou fruta. 
Sinceramente acho tudo isto um bocado overkill, e nunca tive grande curiosidade em relação a alimentos preparados assim tirando o gelado frito, que já comi em restaurantes chineses e é delicioso nem pensei em fazer uma versão saudável de nenhum destes.
No entanto há algum tempo vi uma receita de bolachas de manteiga de amendoim no blog Prazer a Cozinhar e a curiosidade surgiu - confessemos que é difícil melhorar bolachas de manteiga de amendoim, mas se há maneira de o fazer é recheá-las com oreos. As bolachas que vos trago hoje não são fritas, não têm açúcar nem farinhas refinadas e as oreos usadas são ricas em proteína e muito baixas em açúcar - mas acho que mesmo assim batem as tais deep fried oreos. ;)






Bolachas de Manteiga de Amendoim Recheadas com Oreos (Saudável, Sem Açúcar Adicionado)
Adaptado daqui
Para 8 bolachas grandes

Ingredientes:
[  2 ovos
[  150g de manteiga de amendoim (usei a suave da EU Nutrition, que assim como as oreos podem comprar com desconto)
[  50g de mel
[  50ml de leite (pode ser vegetal)
[  100g de farinha de aveia
[  1/2 colher de chá de fermento em pó
[  8 oreos proteicas (2 pacotes; são as da EU Nutrition, que podem comprar aqui com 15% de desconto usando o código euavela15)

Preparação:
|  Num recipiente colocar os ovos, a manteiga de amendoim, o mel e o leite e bater muito bem com uma batedeira elétrica.
| Juntar a farinha de aveia e o fermento em pó e bater apenas para homogeneizar, com a batedeira elétrica a uma velocidade mais baixa.
| Com a ajuda de uma pinça de cozinha ou de dois garfos, mergulhar cada uma das oreos proteicas na massa de forma a ficarem completamente revestidas e colocá-las num tabuleiro forrado com papel vegetal.
| Levar as bolachas ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 12 minutos (ou até que estejam sólidas ao toque).


Bem, oreos deliciosas envolvidas em massa de bolacha que sabe a manteiga de amendoim... Acho que já estão a ver o teor daquilo que tenho a dizer sobre isto, não estão? :D
Ficaram muito boas, e é uma boa surpresa dar uma trinca num destes "bolinhos" gigantes e encontrar a oreo crocante que está por dentro. Fica uma combinação magnífica - como se as bolachas em si já não o fossem o suficiente. As bolachas são também bastante saciantes e completas para um lanche (têm proteína proveniente das oreos e dos ovos, gordura da manteiga de amendoim e hidratos de carbono da aveia), o que é um bom bónus. Mas experimentem e digam-me vocês ;) 
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Informação Nutricional (por uma bolacha)
Energia: 291kcal
Proteínas: 15.9g
Hidratos de Carbono: 23.7g 
-       Dos quais açúcares: 6.8g
Lípidos: 15.4g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 4.5g
Fibra:  3.5g
Sódio: 31mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 bolacha grande ou 1/8 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
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