Avançar para o conteúdo principal

Patê de Atum e Abacate (2 ingredientes) (Paleo, Whole30-Approved, Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose)



Acho que já toda a gente em algum ponto da sua vida chegou a pensar alguma coisa como: «Olha, tenho de almoçar no centro comercial... Mas quero alguma coisa saudável e leve. Vou ali à Casa das Sandes comer uma baguete de meio metro com atum e (2 quilos de) maionese. Mas peço pão de sementes, que faz bem à saúde.»
(Nota: se pedirem pão de sementes, e como é rejeitado pela maioria das pessoas, eles põe-no no forno na hora e daí a 10 minutos têm uma sandes com pão quente delicioso. Just saying.)
Quando era mais pequena ainda jantei algumas vezes nesse tipo de cadeias, e devo dizer que gostava bastante das sandes incluídas numa vasta variedade que costumava pedir (frango com maionese ou atum com maionese. Não se espantem com a minha capacidade de inovação.). 
Agora que, obviamente, não posso comer sandes quando vou ao centro comercial, o meu novo melhor amigo é o Vitaminas. Este não tem taaantas opções de ingredientes que sejam whole30 compliant quanto isso, mas é o melhor que se arranja, já que de resto é tudo à base de pão, massa e batatas (porque é que este mundo é tão carb-dependant?!). Restaurantes que tenham salmão são tããão melhores!
Continuando, recentemente (há 13+ dias) voltei à casa das sandes e não achei as sandes nada de especial. Eram boas, mas não tão boas como me lembrava.
Foi a maior desilusão com pastas de atum e maionese da minha vida. E olhem que já tive muitas.
No entanto, há males que vêm por bem: e foi nessa máxima que pensei quando provei pela primeira vez esta deliciosa pasta de atum, melhor do que qualquer uma que já tenha alguma vez provado... Mesmo em lembranças.
(não pensei nada, mas vamos ignorar isso por motivos de conveniência textual... :P)   





Patê de Atum e Abacate (2 ingredientes)  (Paleo, Whole30-Approved, Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose)
Para 1 pessoa

Ingredientes:
[  1 lata de atum em água (cerca de 90g de atum escorrido)
[  1/4 de um abacate (cerca de 40g)

Preparação:
| Escorrer a lata de atum.
| Com a varinha mágica (ou um processador/uma liquidificadora), triturar o atum com o abacate até ficar em pasta.



Eu adoro esta pasta! Atum com abacate é uma combinação genial. E é a receita mais simples de sempre. Tão boa que custa a acreditar... E antes que perguntem, não, não sabe a abacate (que por acaso até tem um nome hilariante). O abacate neutraliza um bocado o sabor forte do atum (e vice-versa) e o resultado é uma pasta cremosa com um sabor leve e maravilhoso... Eu gosto bastante de abacate (depois de alguma insistência), mas acho que mesmo para quem não é o maior fã isto é bom. Mesmo atum com abacate aos pedaços é bom, assim ainda é melhor. É mais uma daquelas receitas que me dou por feliz por ter descoberto... É extremamente rápido de fazer e dá imenso jeito ter logo uma fonte de proteína + uma fonte de gordura para um pequeno-almoço, por exemplo. A informação nutricional é pela receita toda, mas se for usado com patê claro que «1 dose» vai ser muito mais pequena.
Já fiz várias vezes e de cada vez gosto mais. Às vezes como com omeletes finas ou mesmo sem nada, é muito bom. Também é possível que seja bom em sandes, mas nunca experimentei. Como o abacate confere cremosidade à «pasta», parece um patê. Um patê delicioso. Sim, um patê bastante delicioso.
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 dose, cerca de 130g)
Energia: 146kcal 
Proteínas: 18.8g
Hidratos de Carbono: 3.3g
-       Dos quais açúcares: 0g
Lípidos: 7.4g
-          Dos quais hidrogenados0g
-     Dos quais saturados: 1.7g
Fibra: 2.7g
Sódio: 297mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose, aproximadamente 130g ou a totalidade da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. Adoro qualquer patê de atum! Com abacate nunca experimentei, mas vou experimentar ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente, na maior parte dos lugares que servem sandes estas são sempre tão básicas e tão cheias de maioneses e gorduras. Adoro patê de atum, aliás, cá em casa adoramos. Faço de vez em quando (ainda esta semana fiz), mas nunca fiz esta versão. Confesso que nunca mais comi abacate desde que o provei pela primeira vez (há já 10 anos), provei nos EUA e não fiquei nada fascinada! E olha que sou muito boa boca, é raro haver alguma coisa que eu não goste! Mas tenho de dar uma nova oportunidade ao abacate, tenho a certeza que ele ainda será capaz de me surpreender pela positiva! E sabes, mais do que comer patê de atum com pão, gosto de o comer com tomate! Faço rodelas de tomate e barro o patê! Delícia!

    ResponderEliminar
  3. Olá Avelã, vim retribuir sua carinhosa visita ao meu cantinho e conhecer o seu, gostei de muitas receitas suas, tem um soufflé de chocolate negro que adorei, não diferente desse patê que achei uma delicia, adoro atum e nunca coloquei abacate, achei super interessante e vou querer experimentar. Adorei seu cantinho. Seja sempre bem vinda ao meu blog e já estou a te seguir. Obrigada pela visita. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  4. Detesto esse tipo de sandes e tudo o que seja pastas com maioneses, até porque não sou fã de maioneses e afins.
    Acho uma sugestão super fácil, saudável e que me parece deliciosa! :) vou ter que experimentar! Também dá um excelente patê para uma entrada de um jantar de amigos :)
    Bom fim-de-semana! Beijinhos Avelã :*

    ResponderEliminar
  5. Olá Avelã,

    não gosto de sandes com pastas, simples, não mesmo, prefiro um pão sem nada.
    Por acaso é muito raro comer sandes talvez duas vezes no ano, mas alguns meses comi uma sandes com queijo brie, coisa boa mas nunca mais, é uma sugestão que não me satisfaz mesmo.
    Oh, atum e abacate que combinação esta mas sempre é mais saudável e bom aspecto tem.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Gostaria de dizer que sou um pouquinho stalker/curiosa e fui procurar os dois restaurantes citados. xD "Companhia das Sandes", não sei se é esse que você quis dizer, é o nosso Subway. Não "nosso", mas você entendeu. Aqui temos o Subway, opção "saudável" pra todo mundo. Mas é bem gostoso (tem um de almôndegas com queijo que... <3).

    É chato, mas também é gostoso, sofrer essas desilusões paladarísticas (?); me sinto um ser superior quando desprezo o sabor de uma comida antes idolatrada.

    Sabe que eu acho muito estranho ver abacate em coisas salgadas? PRECISO superar isso, preciso provar também! Fiquei de verdade curiosa com esse teu patê, tavez faça. Não, vou fazer! Só me dá um tempinho pra criar coragem, first. Adoro atum. Não achei nem de longe as calorias ruins. Poderia comer tudo HAHAHAHA

    Beijinho, Avelã! :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou um bocado curiosa, até com essas coisas... A Companhia das Sandes é a mais popular daqui, pelo que eu sei. Agora fui procurar e reparei que nem é «Casa», é mesmo «Companhia»... Eu sempre chamei «Casa», pensava que havia 2 parecidas com nomes diferentes... Mas não sei, pelos vistos não. O Vitaminas e o Go Natural também, mas mais de saladas (apesar de também terem sandes, pelo menos o Vitaminas tem). Mas também há Subway! Só que poucos. Eu nunca fui. Por acaso acho imensamente giro e gostava de ir (é aquilo de querer o que não se tem :P), porque quando via o The Biggest Loser aquilo tinha mesmo bom aspecto. Mais recentemente por causa de todas as fotos no Facebook, vindas directamente do Brasil para me incitar a ir ao Subway ;) por acaso há um na minha cidade, qualquer dia tenho de experimentar :P vou guardar a sugestão «almôndegas com queijo» :P haha
      Também me sinto estranha quando acho uma coisa exageradamente doce ou sem qualidade, um misto de «olha só o meu paladar refinado» e «mas era tão booom D:» :P
      A sério?! Eu considero o abacate uma coisa salgada :P comecei a comer há pouco tempo e é sempre sem nada, em salada ou com atum. :P
      Experimenta, é bom :D
      Beijinhos :)

      Eliminar
  7. Adoro Patê de Atum, mas nunca comi com abacate!!! Deve ficar com uma textura muito boa!!! Vou experimentar!!!

    ResponderEliminar
  8. Olá novamente :-)

    Quando vi o título ainda pensei... Nah... Não deve ser assim tão fácil como a querida avelã quer fazer parecer! Mas afinal é :-)
    Só esses ingredientes e de tão fácil confecção? E nunca me ocorreu juntar os 2 numa pasta... Boa! Boa mesmo!!!!!!!
    E agora aqui uma perguntazinha (o abacate é a fonte de proteína certo???)
    Gostei mesmo da sugestão... Boa para os meus almoços solitários (isto e o teu ovo em água... ainda não experimentei)... E se garantes que o sabor a abacate de 'desvanece' e atenua também o sabor intenso a tum deve ser mesmo bom... Mas só e apenas isto certo? Não dará para juntar uma cebola a esta pasta e triturar tudo? Olha que boa ideia também... Deve ficar bom! Vou experimentar...
    'Abres-me a mente avelã'... E tens-me ensinado a fazer junções alimentares engraçadas!!!

    Beijinhos grandes***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O abacate é essencialmente fonte de gordura, o atum de proteína :)
      Claro que podes, podes juntar cebola, salsa, temperos, até gema de ovo (quero experimentar) :) há imensas opções :)
      haha :P obrigada!
      Beijinhos :)

      Eliminar
  9. Desse não ia gostar com certeza mas eu faço um.... nham nham lol


    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Eu sei que esta sugestão talvez seja estranha mas é o que me veio à cabeça: e acrescentar canela, uma pitada pequena não será que fica bom? É que eu faço as vezes na loucura uma mousse de abacate calórica mas que quando o abacate já está muito maduro é a melhor solução : abacate, vinho do porto, canela e açucar amarelo. Tudo triturado. E por isso lembrei me da canela. Agora não sei se vai é contrastar muito bem com o atum. Mas hei de experimentar :) E esta receita também :)

    ResponderEliminar
  11. Vim para este post por intermédio do outro e pronto estou convencida. Vou fazer! lol :D yeahhh

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t