Avançar para o conteúdo principal

Baklava de Nutella com Avelãs


A Mariana do blog Dieta Para Totós nomeou-me para uma «TAG» de 5 perguntas, às quais aproveito para responder agora (e me sentir importante por causa do formato de entrevista) :)

1. Há quanto tempo se deu a reviravolta na tua vida e começaste a ser saudável?
Hmm uns 2 anos.

2. Qual o treino mais difícil que já fizeste?
Do tipo «aula» o Max Cardio Circuit» (Insanity). Também umas séries de lunges demoníacos (o meu exercício preferido)... Mas o mais difícil de todos foi de longe o trail de 20km, que os meus gémeos ainda recordam com amargura (gosto de acreditar nos mais «atletas» que dizem que era uma prova mesmo difícil, pelo que estou em vias de me convencer que o próximo na mesma distância vai ser canjinha).

3. Para ti, qual o alimento mais difícil de resistir?
Sinceramente não há nada que me tolde o discernimento... Portanto vou tomar isto como um disfemismo de «comida favorita».
Continua a ser bastante difícil de responder :P Vai mudando... De momento, fluff de claras! 

(ohh fluff de claras...)

4. Qual a frase/crítica mais absurda que já ouviste em relação ao teu estilo de vida?
Tenho a certeza de que houve algumas coisas hilariantes que já ouvi, mas agora não me estou a lembrar de nenhuma em especial. Talvez «pareceis cavalos» (power jumps e etc) ou «qualquer dia ainda abafais enquanto correis». 

Nota: eu corro/faço exercício com a minha irmã, daí o plural.

5. O que te fez tomar a decisão de criar o blog?
Snickers. :P

E porque falar sobre treinos difíceis também merece recompensa e da última vez o sabor da Baklava resultou bem, aqui está ele em mais uma receita!

(Peço desculpa pela overdose de links.)

Esta é a parte em que eu passo o desafio a mais pessoas, mas não vou fazer isso, até porque a maior parte das pessoas que sigo já responderam.





Baklava de Chocolate
Para um tabuleiro de 25x25cm, ou cerca de 25 quadrados

Ingredientes:

[ 250g de manteiga sem sal
[ 360g de massa filó
[ Cerca de 300g de Nutella (ou - apenas em casos extremos - outro creme de chocolate e avelã)
[ 250g de avelãs torradas picadas
[ 100g de pepitas de chocolate negro
[ Leite gordo (a gosto)

Preparação:

| Derreter a manteiga no microondas.
| Pincelar com manteiga uma forma quadrada com 25x25cm.
| Cortar 2 quadrados de massa filó do tamanho da forma e colocá-los nesta.
| Pincelar com manteiga.
| Cobrir com mais 2 quadrados de massa.
| Pincelar com manteiga novamente.
| Repetir mais uma vez.
| Derreter 200g de Nutella no microondas.
| Pincelar as folhas com Nutella.
| Cobrir com parte das avelãs e das pepitas de chocolate.
| Tapar com 2 quadrados de massa filó.
| Pincelar o topo com a manteiga.
| Colocar no topo 2 quadrados de filó.
| Pincelar com Nutella e cobrir com avelãs e pepitas de chocolate.
| Repetir o esquema 2 folhas - manteiga - 2 folhas - Nutella/avelãs/chocolate até sobrarem apenas 4 quadrados de massa filó.
| Fazer as últimas camadas com os ditos 4 quadrados - 2 deles sobre a última camada de Nutella, pincelados com manteiga e cobertos com mais 2.
| Fazer cortes superficiais (sem cortar até ao fundo) a dividir o que serão os quadrados de baklava.
| Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 30 minutos, até o topo estar dourado e a massa filó cozinhada.
| Quando a baklava estiver prestes a sair do forno, derreter no microondas 100g de Nutella.
| Diluir com um pouco de leite quente, mexendo rapidamente, até ter uma consistência semelhante a xarope de chocolate (é a "calda" da baklava).
| Distribuir a calda pelo tabuleiro.
| Deixar durante algumas horas, para absorver o molho.
| Finalizar os cortes, desta vez até o fundo, individualizando as porções.




Não se assustem com o tamanho da receita, o procedimento é um bocado repetitivo mas a preparação é mesmo muito fácil.
A estrutura da baklava é a mesma da normal que faço, que é basicamente esta. Depois de pesquisar outras receitas decidi fazer apenas uma pequena adaptação à estrutura, porque nozes é um bocadinho mais leve do que avelãs + Nutella + chocolate, e se fizesse imensas camadas disto ia ficar pesado.
O resto surgiu da ideia de fazer baklava de chocolate, que rapidamente evoluiu para incluir Nutella. E, claro, para combinar melhor, preferi usar apenas avelãs como frutos secos e substituir o xarope - mel e chocolate não me parece uma boa combinação -  por mais Nutella! Acho que o resultado é previsível, certo? Com muito chocolate a escorrer, cremoso, crocante e com um sabor forte a avelãs... Não é propriamente «baklava» tradicional, mas a base, o formato e a ideia estão lá, e achei que foi uma variação excelente da normal (que também já fiz várias vezes e é ridiculamente boa). Gostei muito!

Comentários

  1. O. Que. É. Isto.

    Vou embora já antes que desate a correr para o Continente mais próximo para comprar massa filo e nutella.

    (Sim, eu cá não tenho nutella em casa, ainda acontecia alguma hecatombe - leia-se comê-la às colheres.)

    Baklava de nutella. Snif.

    ResponderEliminar
  2. Ai que perdição!!!!!!!!! Beijos e boa semana pra você! =)

    ResponderEliminar
  3. É sempre bom quando nos desafiam para estas coisas - porque no fundo gostamos é de responder às perguntas ehehe que nem numa revista! Eu quando vou correr vejo pessoal a gritar comigo (ver porque nos ouvidos vai música aos altos berros, de preferência Rock), e não sei bem porquê. Mas enfim, eles gritam mas eu passo por eles a correr (depois faleço na curva mais próxima).
    Não se fazem coisas destas, não se fazem - baklava de nutella?! Queres dar cabo de mim. E ando eu a pensar fazer um cheesecake saudável... Ai ai Avelã, por este andar volto a ser balofa antes do Natal!

    ResponderEliminar
  4. Tem um aspecto fantástico, guloso!:))
    Deve estar mesmo uma tentação!!
    Beijinhos
    http://cozinha100maneiras.blogspot.de/search/label/Bimby

    ResponderEliminar
  5. Vi esta publicação ontem à noite e tomei uma nota mental: não voltar a abrir as receitas da avelã antes de ir dormir, porque isso ativa o alarme "que-coisa-mais-apetitosa-quero-provar-JÁ", cheio de luzes néon a piscar.
    Posto isto, deixo o meu comentário só agora, após o almoço, para não correr riscos :P

    A tua criatividade culinária é qualquer coisa de espetacular :)

    E adorei o original comentário "pareceis cavalos" :P

    Beijinhooos

    ResponderEliminar
  6. Esta tua baklava deve ser de comer e chora por mais...
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá Avelã
    Venho eu aqui com esperança de encontrar um docinho light e deparo-me com esta deliciosa bomba calórica ;-)
    Beijokas

    ResponderEliminar
  8. Olá avelã,

    Insanity, pode ser duro, mas eu cá adoro!!! É mesmo a minha onda... Treino curto mas intenso!!!

    E realmente é preciso muita ginástica para poder desgastar estas bombinhas calóricas que por aqui desfilam :-)
    Ai, que tentação!!! Eu nem consigo olhar para a foto mais de 2 segundos seguidos, senão fico a salivar só de olhar e já só penso em coisas ultra-docinhas e caramelosas :-)

    Eu cada vez mais fico surpreendida com a tua criatividade na cozinha! Espectacular mesmo avelã... Que isso parece complicado e com muitos ingredientes, parece! Mas depois como dizes que é por camadas, depois apanha-se-lhe o jeito, digo eu! Mas o resultado é dos céus! Deve compensar qualquer trabalhinho que dê a fazer isso...

    Beijinhos grandes e não comeces a comer a parte estragada das maçãs eheheheheh ;-) O que eu me ri com o teu comentário!!!
    Puseste-me a pensar... (a avelã pensa mesmo que eu como a parte podre da maçã? O pá... Estamos mal, estamos!)

    ResponderEliminar
  9. eu adoro nutella, especialmente a versão saudável. tenho ali um frasco no frigorífico que está mesmo a pedir que lhe enfie uma colher dentro só de olhar para a tua receita... :))

    ResponderEliminar
  10. O "Max cardio circuit" é um video terrivel, quando sei que o dia seguinte vai inclui-lo, já nem durmo como deve ser :p
    Mas verdade seja dita, a sensação depois de completar o treino é das melhores de sempre :D

    "«pareceis cavalos» Ahahah ri-me com essa, de facto há exercicios que nos deixam com posições corporais bem engraçadas, para não falar nas expressões faciais que essas são do melhor que há xD
    Que giro a tua irmã comer comigo, sito aqui uma pontade de inveja, o meu irmão é cá um preguiçoso :p

    Assustei-me assim que vi "Nutella" no titulo. Pensei cá para mim, devo ou não ler a receita?! xD
    Nao adianta dizer o bom aspecto que esta maravilha apresenta ter, e com nutella à mistura não deve ser menor que maravilhoso :p

    ResponderEliminar
  11. Avelã, estou em divida para contigo!!!
    Obrigada pelos teus comentários e desculpa a minha ausência por aqui... mas tem sido mesmo impossível!
    Se há coisas que tenho saudades é de ler estas tuas publicações tão genuínas! :)

    Amei este pedaço de mau caminho... é de ficar a salivar sem conseguir parar! :)

    ResponderEliminar
  12. Odeio-te! AMO baklava e essas não estão perto de mim! *amua*

    ResponderEliminar
  13. Visitar este blog está a tornar-se perigoso: nutella, snickers...
    Demasiado delicioso Avelã!

    Tal como gostamos :)

    ResponderEliminar
  14. Visitar este blog está a tornar-se periogoso: nutella, snickers... Vais aos pontos mais fracos!
    Demasiado delicioso... Tal como gostamos!

    ResponderEliminar
  15. Que foooome! Avela, o teu blog esta mais virado p os doces nao e ?
    Snickeeers ? ihihihihih quem diria. Quanto ao teu suspiro pelas fluff de claras loool, super engracado! tambem queeero fazer! falta.me a agua das pedras :(

    ResponderEliminar
  16. Hmmmm mais um blog super delicioso para eu acompanhar! :D

    Beijinho e boa semana *

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Estou a sentir-me a engordar só de passear pelos teus posts... :D Tanta coisa que dá vontade de "lambuzar"!

    ResponderEliminar
  18. Que receita interessante.

    Gostei muito de conhecer o blog! Parabéns pelo trabalho!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t